Fixstars constrói disco SSD de 6 terabytes

fixstars_6TB_solo-590x330Ter terabytes de armazenamento dentro de um PC ou laptop é sempre uma mais valia, no entanto, para quem desejar guardar muitos Terabytes de informação, a escolha de um disco rígido tradicional é por enquanto a escolha mais acertada.

Possuir unidades HDD de 6TB, já começa a ser bastante comum, ao ponto de já estar previsto chegar ao mercado, unidades HDD de 8 e 10 Terabytes.

A vantagem de optar por um HDD de vários terabytes tem a ver principalmente com o preço, uma vez que estes custam significativamente menos do que um disco SSD de 1 TB.

Esta diferença abismal de preços não significa que não se desenvolvam  discos SSD com capacidades maiores, tanto que a Fixstars desenvolveu um SSD 6 Terabytes, que estará pronto para ser lançado no mercado em Julho deste ano.

O fabricante japonês Fixstars, planeia lançar três novos discos SSD de 2,5 polegadas, designados pelos nomes 1000M, 3000M e 6000M, com as capacidades de armazenamento de 1TB, 3TB e 6TB.

Enquanto os primeiros dois modelos usam tecnologia de 19 nm, o 6000M usa tecnologia de 15 nm. Os três modelos possuem um interface SATA de 6 Gbps.

O único preço conhecido é o do SSD 1000M que rondará os 820 dólares (732 euros), quanto aos outros dois modelos ainda não se conhecem preços, mas não será de esperar que sejam bastante mais caros que o SSD de 1 TB.

Se o espaço em disco é fundamental e não dispensa um SSD, estes SSDs da FixStars poderão ser uma opção a equacionar.