A FTC reuniu com a Apple para garantir privacidade nos dados de saúde

FTC

App HealthKit da Apple para o iOS 8 captura e armazena uma grande quantidade de dados sobre a saúde do utilizador partir de várias de fontes. De acordo com um relatório da Reuters, a Comissão Federal de Comércio (FTC) dos EUA quer saber o que a Apple pretende fazer com isso tudo.

 

A FTC reuniu anteriormente com Apple em busca garantias de que os dados sensíveis de saúde das aplicações não serão utilizados sem permissões dos utilizadores.

Representantes da Apple em várias ocasiões reuniram-se com com representantes da FTC  para salientar que a Apple não vai vender dados de saúde dos seus utilizadores a outras entidades, tais ou permitir que desenvolvedores de aplicações externos à Apple o façam.

Apple introduziu HealthKit e a app de Saúde com o lançamento do iOS 8 em Setembro. Este foi o seu primeiro esforço para estabelecer-se no setor de saúde móvel. A segunda fase do plano da Apple , o  Apple Watch   está pronta para ser lançado na próxima Primavera, dando aos utilizadores o acesso a dados como a frequência cardíaca, queima de calorias e outras informações pessoais.

A porta voz da Apple Trudy Miller disse à Reuters que a empresa trabalha em estreita colaboração com os reguladores em todo o mundo. “Estamos muito animados com o seu apoio. Nós projectamos HealthKit tendo em conta a privacidade”.

Para responder aos problemas de dados de saúde, da Apple conta com o apoio de uma equipa especializada de advogados que inclui advogados especialistas em proteção de dados de saúde.

A prioridade agora é certificar de que os dados sensíveis não estão a ser vendidos a terceiros. No entanto, um estudo recente descobriu 12 desenvolvedores de aplicações de saúde estão partilhando informações com 76 entidades. Há ainda muito a fazer.

Não há indícios de que a FTC tenha a intenção de lançar uma investigação formal ou inquérito sobre o assunto, mas o diálogo ressalta o interesse da agência em como o aumento dos dados de saúde e fitness fornecidos pelo consumidor serão salvaguardados.