Gmail bloqueado na China

Pelas notícias que nos chegam do oriente, o Gmail está bloqueado na China. O Serviço de e-mail da Google está completamente bloqueado em todo o território chinês. Ao que parece os tráfico começou a baixar no dia de natal até ao dia vinte e seis em que ficou sem nenhuma ligação.

Segundo um twitt da Dyn Research, o facto de não existir nenhuma ligação ao Gmail, deve-se a um bloqueio de IP em toda China.


A Google informou num e-mail enviado à TIME que os seus serviços estão a funcionar como é previsto e que não nada de errado da sua parte.

Um dos factores que confirma o bloqueio de IP é que quem quiser aceder ao serviço de e-mail a partir da China pode-o fazer utilizando para tal uma VPN (Virtual Private Network).

Apesar do Ministro dos Negócios Estrangeiros Chinês afirmar que apoia todos os investidores estrangeiros que tenham negócios no país, a verdade é que já não é a primeira vez que China bloqueia serviços da Google.

O Governo da República da China é conhecido por “filtrar” o que quer que os seus cidadãos vejam. O greatfire.org listou 599 sites da Google que estão censurados na china. Um termo interessante que está bloqueado é “waging nonviolence”, ou seja mesmo o apelo à não violência é proibido.

Há coisas que é difícil de compreender vindas daquele lado do globo. A China é uma superpotência com uma economia capaz de abalar todo o mundo. Possui hackers muito habilidosos, tem tecnologia quanto baste e depois “trava” o desenvolvimento e liberdade com acções que ainda estão ligadas ao século passado.