Gmail faz 15 anos e oferece agendamento de emails e composição inteligente

Foi no 15º aniversário do GMAIL que a Google decidiu tornar o seu serviço de email mais poderoso, permitindo agendar e escrever mails mais rápido com recurso ao “smart compose”, que para felicidade dos falantes da língua de Camões suporta o português.

Ainda nos recordamos de no ano de 2007 andarmos numa busca incessante de um convite do Gmail, na versão Beta, que oferecia na época um alucinante espaço de 1GB de armazenamento. Receber um convite ou oferecer convites do Gmail era motivo de orgulho e era anunciado com vaidade dentro do circulo de amigos.

O Gmail presenteia-nos hoje com uma nova funcionalidade que permite agendar emails, de modo a que utilizador possa escolher a hora e o dia que deseja enviar o email. Se bem que para o utilizador comum esta funcionalidade não possua grande importância, para empresas que trabalhem com diferentes fusos horários esta característica irá fazer o email chegar na hora programada, dentro da hora de expediente da empresa destinatária.

A Google refere que esta ferramenta posiciona o Gmail com o direito a estar desligado, permitindo que os emails profissionais sejam enviados e recebidos durante o horário de trabalho.

O “smart compose” ou composição inteligente, permite ao utilizador escrever emails mais rápido, uma vez que tenta completar as palavras à semelhança da escrita nos smartphones. Esta ferramenta tem a capacidade aprender algumas particularidades da forma como que o utilizador se costuma a exprimir num email. 

Por enquanto, a composição inteligente está disponível apenas para Android, estando previsto para breve suporte para o iOS. Esta funcionalidade funciona com o português, inglês, espanhol e francês.