Google Chrome dificulta downloads intrusivos acidentais

google-warningA segurança informática desempenha um papel preponderante na vida digital dos utilizadores da internet. Poder navegar na internet correndo o mínimo de riscos deve estar em cada um, no entanto, é também responsabilidade das empresas que desenvolvem software ajudarem os internautas a proteger-se.

A Google actualizou o Google Chrome, de modo a que este avise sempre antes de se visitar um site que encoraja os utilizadores a efectuar download de software indesejado. O aviso vermelho aparece antes de se entrar num site que possa fazer com que o internauta instale algum software acidentalmente, tal como uma nova barra no navegador, mude a página inicial de abertura do navegador ou injecte vários anúncios publicitários intensivos no seu ecrã.
O Google Chrome também foi modificado para que após uma pesquisa não apresente ao utilizador sites já conhecidos por serem intrusivos e enganadores.

Já não é de agora que a Google se preocupa com a segurança informática. A gigante da informática possui uma equipe de hackers integrados no programa “Project Zero” que trabalham afincadamente para descobrir falhas de segurança em diversos softwares, incluindo os seus e o de outras empresas .

Recentemente a google também incentivou que os utilizadores dos seus serviços a efectuar um checkup de segurança à sua conta, oferecendo no final da verificação 2Gb de armazenamento no Google Drive.