Google colabora com projecto contra pesca ilegal


Grupos ambientalistas desenvolveram um novo sistema de vigilância para ajudar a controlar a pesca ilegal em todo o mundo. Um protótipo do “Global de Fishing Watch System” foi anunciado hoje no Congresso Mundial de Parques da IUCN, em Sydney, que foi apresentado por Oceana, um grupo de conservação da natureza. A Google colabora neste projecto contra a pesca ilegal visto apoiou financeiramente e com engenharia.

Utilizando dados de satélite de SpaceQuest e software desenvolvido pela SkyTruth, o sistema marca nos mapas e exibe a atividade de mais de 25.000 navios de pesca a partir de 2012 até 2013. Enquanto alguns navios foram registados como barcos de pesca comercial, outros se comportaram de formas que sugeriam a actividade da pesca. Esta atividade é destacada no mapa por pontos alaranjados e amarelos.

A idéia é usar tecnologia avançada para monitorizar a atividade da pesca no momento em que os stocks globais estão sob crescente pressão, colocando sérias ameaças ambientais e econômicas. Um relatório de 2013 da Oceana estima que os custos de pesca ilegal  se situem entre 10 mil milhões de dólares e 23 mil milhões de dólares em perdas globais a cada ano.
Por enquanto o “Global de Fishing Watch System” mostra apenas navios nos dois anos anteriores, mas a organização Oceana pretende,que o sistema mostre dados mais recentes que permitirão às autoridades agir rapidamente.

O plano é construir uma versão pública, que mostrará os dados praticamente em tempo real, então será possível, ver quem faz a pesca ilegal dentro de algumas horas ou dias. Sendo assim será muito mais fácil fiscalizar quem tem actividade suspeita.

Oceana já usou o sistema para monitorizar barcos que já foram marcados como barcos de pesca ilegal, no entanto não consegue seguir barcos que não foram registrados com o sistema de identificação automática (AIS), bem como os navios que desaparecem antes de chegar águas protegidas. A esperança é que ao longo do tempo, o sistema seja um elemento disuasor e motive os pescadores a cumprirem a lei.

Este é o tipo de sistema que já vem tarde, embora seja muito bem vindo visto estarem a ser exercidas enormes pressões sobre a cadeia de alimentação, não permitindo que as populações de peixes se renovem.