Google e Johson & Johnson fazem parceria para criar robôs assistentes de cirurgias

robos-cirurgioesNão é segredo para ninguém que a Google tem se envolvido em vários projectos tecnológicos ligados à saúde. Além de nano robôs que ajudam a diagnosticar e tratar doenças e uma plataforma de consultas médicas online,  a gigante da informática aliou-se à Johnson & Johnson para desenvolver robôs médicos que podem auxiliar os cirurgiões durante uma cirurgia.

As duas empresas esperam que esta tecnologia capacite estes os profissionais de saúde de um maior controle e precisão, de modo a tornar todas as cirurgias menos invasivas e assim diminuir os tempos de recuperação.

tempos de recuperação mais curtos traduzem em diminuição de custos financeiros e melhor qualidade de vida.

Equipe de Ciências da Vida da Google explicou que eles esperam usar a imagiologia e outros sensores para fornecer imagens e dados detalhados durante os procedimentos cirúrgicos.

Destacar vasos sanguíneos, nervos ou margens de um tumor, são apenas alguns exemplos do que esta tecnologia pode fazer. Todas as informações relevantes serão exibidas num interface de durante as operações cirúrgicas, de modo a que os cirurgiões não tenham de visualizar vários ecrãs para verificar informações relevantes. Será este interface uma espécie de Google Glass?

Esta colaboração na criação de robôs médicos, é a mais recente incursão do Google na tecnologia médica. No ano passado,  a empresa efectuou uma parceria com a Novartis para criar lentes de contato inteligentes, que avaliam os níveis de glicose no sangue do utilizador, mostrou-nos nano robôs que ajudam a diagnosticar e tratar doenças de forma precisa, desenvolvimento de pele artificial e uma plataforma informática que permite consultas médicas online.

As tecnologias da saúde não param de evoluir, é um mercado lucrativo e com muitas possibilidades por explorar.

 

Fonte: TNW