Google já permite autenticação dos seus serviços com chave de segurança física usando outros navegadores

Fonte da imagem: Google

Quem leva a sério a segurança das suas contas e usa como recurso uma chave de segurança física, até agora sempre que quisesse aceder à sua conta Google, teria de aceder através do Google Chrome.

De modo a facilitar a vida dos utilizadores e de certa forma a respeitar a escolhas destes quanto ao navegador a utilizar, a Google passou a usar um novo protocolo de autenticação na Web standartizado, que permite ao hardware de autenticação existente ser utilizado em outros navegadores da internet.

Esta mudança torna-se pertinente na medida em que além deixar cair o monopólio do Google Chrome e permitir o uso de outros navegadores para aceder à conta Google, facilita uso da chave de autenticação física em outros computadores que não o pessoal e que não tenha permissão para instalar outro navegador.

Esta solução no entanto ainda não é perfeita, pois para o utilizador conseguir com que a sua conta Google reconheça o hardware de autenticação, terá de inicialmente fazer o reconhecimento da chave no Google Chrome para que esta possa à posteriori ser usada em outros navegadores.

Desta forma o utilizador fica com o seu hardware de autenticação habilitado para efetuar a autenticação de dois fatores e deste modo mais protegido de acessos não autorizados à sua conta Google.