Google Maps vai permitir navegar em modo offline

offline-google-mapsO Google Maps não só é uma das melhores e mais úteis criações da Google. O melhor de tudo é que ela vai ficar ainda mais poderosa dentro de pouco tempo.

A aplicação Google Maps vai ser atualizada este ano, de forma a poder fornecer aos utilizadores dados em modo offline de indicações turn-by-turn, navegação por voz, pesquisa de informações sobre destinos e negócios, avaliações, classificações e horários de funcionamento.

Esta novidade foi anunciada esta quinta feira, pela vice-presidente de engenharia da Google, Jen Fitzpatrick durante a conferência Google I / O.

Esta melhoria faz parte de uma iniciativa para melhorar os serviços da Google e a experiência dos utilizadores do sistema operativo Android, em países de mercados emergentes, como a Índia, Bangladesh e Sri Lanka, onde o serviço de internet em muitas zonas geográficas, é deficiente ou inexistente.

A atualização permitirá aos utilizadores usar mapas mesmo quando se encontram em zonas sem qualquer cobertura GSM ou WiFi e encontrar no Google Maps locais, tais como restaurantes, lojas, oficinas, bombas de gasolina entre outros. Esta característica é especialmente útil se estiver numa zona sem dados de internet e precisar de planear uma viajem ou encontrar algum serviço especifico.

A cereja no topo do bolo é que isto significa também um menor consumo de dados móveis, visto todas as informações estarem armazenadas localmente dentro da aplicação.

O reverso da medalha é que a aplicação também vai necessitar de guardar mais dados o que significa que também terá existir mais espaço disponível nos dispositivos Android. Além disso o Google Maps terá de ser ligado à internet,sempre que se desejar ter os dados dos mapas atualizados, coisa que com alguma organização, não será problema.