Google pretende investir no projecto SpaceX

O projecto SpaceX pretende difundir a internet a partir do espaço, criando para tal uma rede de pequenos satélites, capazes de transmitir dados a baixo custo e a nível global, levando a internet onde até agora não era possível.

A Google pretende investir na companhia de foguetes de Elon Musk, conhecido também como fundador da TESLA, cerca de mil milhões de dólares. A empresa de Musk está avaliada em mais de dez mil milhões de dólares, pelo que a entrada de capital da Google irá perfazer cerca de dez porcento da avaliação da SpaceX.

Não é de estranhar a entrada da Google num projecto desta dimensão e com este objectivo, visto a gigante da informática procurar também soluções do género como já demonstrou anteriormente com o seu projecto Loon. O projecto Loon da Google pretende difundir a internet usando uma infra estrutura criada por balões a alta altitude.

A SpaceX encontra-se de momento a desenvolver os seus foguetes de modo a poderem colocar os seus satélites no espaço. Ainda este mês o seu foguetão SpaceX Dragon aportou com sucesso na Estação Espacial Internacional. Pena que um dos seus foguetes reutilizáveis Falcon tenha explodido durante um teste numa tentativa de aterrar numa plataforma marítima.

A entrada da Google num projecto deste tipo irá capacitar a empresa com tecnologia de foguetes, satélites e outras coisas do género, viradas para o mercado espacial.