Google segue todas as tuas compras que passem pelo Gmail

compras que passem pelo Gmail
Imagem cortesia Softonic

Toda a gente sabe que a Google não é propriamente o melhor exemplo no que diz respeito à privacidade.

A gigante dos motores de busca à muito que guarda quais os nossos passos, em todos os seus serviços de forma a tentar direcionar o melhor a publicidade.

A mais recente notícia acerca da empresa de Mountain View informa que a Google segue todas as compras que passem pelo Gmail.

A forma que a empresa utiliza para fazer o seguimento de todas as compras que passem pelo Gmail é bastante simples. O serviço de email da Google simplesmente identifica tudo o que for um recibo, enviado de lojas online para o seu Gmail.

Por outras palavras, um bilhete que compraste na BOL, uma compra na Amazon.es, Decathlon, Worten, ou outra loja em que associaste o teu Gmail no registo é simplesmente reconhecido e lido pelas máquinas da Google

Embora a empresa afirme que estes dados não são utilizados para lhe “vender” publicidade, o facto é que ninguém sabe qual a razão do porquê da empresa guardar nos seus servidores informação sobre as compras que passem pelo Gmail.

O que parece ser ainda mais grave é o facto de não ser fácil eliminar estes dados, excepto apagando os recibos do Gmail.

Mesmo assim através da página das Definições de Pesquisa é possível limitar o uso dos dados recolhidos pela Google clicando na opção “Não utilizar resultados Privados”.

Apesar de tudo o Gmail continua a ser um serviço de email muito bom, fiável, rápido, seguro e fácil de utilizar. No entanto como nada é gratuito neste mundo há que fazer algumas concepções caso se deseje continuar a usar este serviço.