Google tradutor irá traduzir voz para texto

Quem viaja muito e é obrigado a comunicar com pessoas que falam outras línguas, sabe a dor de cabeça que passa quando não existe uma língua em comum. Recentemente a Microsoft apresentou uma característica no Skype que permite traduzir oralmente em tempo real o espanhol para o inglês e em texto mais de 40 idiomas.

Apesar de já existir vários softwares tradutores no mercado, sabemos que muitas das vezes ficamos perante uma tradução mal feita e um tanto bizarra, originando textos hilariantes que em nada tem a ver com a conversa original.

O Google tradutor é a ferramenta de tradução do Google e segundo um artigo do New York Times, irá em breve ser alvo de uma actualização, que permitirá traduzir voz para texto, caso as línguas sejam suportadas. Esta actualização será efectuada inicialmente em telefones e provavelmente será estendida a outras plataformas.

As ferramentas de tradução estão para ficar e continuam a evoluir. Estes softwares aprendem todos os dias a traduzir, diminuindo lentamente o erro. O tradutor da Google actualmente dispõe de uma quantidade de utilizadores que atingem os 500 milhões por todo o mundo e contribuem para aumentar a base de dados de línguas.

São ferramentas como o Google tradutor que estão a destruir a maior barreira à comunicação global. Estes tradutores permitem que pessoas de diferentes países e línguas, consigam entender-se sem precisar de mudar a língua materna, ou ter de recorrer a um tradutor humano. O mundo continua a ficar mais pequeno.