Google X continua investigação de tecnologia de baterias

Cortesia: Frandroid
Cortesia: Frandroid

Apesar da Google ter encerrado recentemente um projecto que trabalhava no desenvolvimento de baterias com duração 5 a 10 vezes superiores às baterias de iões lítio actuais, um artigo do Android Authority refere que a Google, através dos laboratórios Google X está a trabalhar na pesquisa de novas tecnologias de baterias.

Um dos limites ao desenvolvimento de novos equipamentos móveis, é a autonomia das baterias actuais, que “capam” à partida o uso de processadores e GPUs mais potentes, devido ao seu elevado consumo de energia.
Apesar da tecnologia das baterias de iões de lítio estar a evoluir lentamente, num artigo do Wall Street Journal, lê-se que a Google está a investir fortemente no desenvolvimento de nova  tecnologia de baterias.

A equipe do Google X responsável por este projecto, é constituída por 4 elementos e liderada pelo ex-funcionário da Apple, perito de baterias, Dr. Ramesh Bhardwaj. No laboratório do Google X, a equipe tenta avançar na investigação da actual tecnologia das  baterias de iões lítio, além na nova tecnologia conhecida por Solid State Bateries (SSB).

Se bem que existem várias universidades a trabalhar na pesquisa de novas tecnologias de baterias, é bastante agradável pensar que uma empresa com recursos como a Google, afinal não abandonou a pesquisa de baterias como se pensava, antes pelo contrário, a operação de encerramento do projecto da Google ATAP, tratou-se aparentemente de uma movimentação de recursos.

Até termos baterias melhores, teremos de nos contentar com as actuais de iões de lítio e continuar a cuidar bem delas.