Guardbot é um robô sentinela, preparado para quase tudo

guardbot-590x330

É impressionante como coisas que costumávamos a ver em filmes de ficção cientifica, rapidamente se tornam realidade. Os Estados Unidos da América, estão a testar um robô sentinela, qua mais parece uma bola. Este robô, batizado de Guardbot, tem cerca de 60 centímetros de diâmetro, apresenta um pneumático central e duas redomas laterais transparentes, com câmeras de vídeo a servir de “olhos”.

O Guardbot actualmente está construído a pensar na vigilância. É capaz de transmitir vídeo durante 16 horas, subir inclinações até 30 graus e andar a uma velocidade máxima de 32 quilómetros por hora. Este robô pode ser controlado remotamente por um operador ou em alternativa patrulhar uma zona pré determinada através do seu GPS. É anfíbio apesar deste não ser o seu ponto forte e consegue navegar a uma velocidade de aproximadamente 4 nós.


Em ambas as zonas laterais, o Guardbot pode carregar outros objectos além das câmeras, desde que no total sejam inferiores a dois quilos. Por  exemplo pode carregar explosivos e deslizar até um alvo pré determinado.

Este robô pode ser construído em vários tamanhos. Desde 10 cm até 2,7 metros consoante a sua missão, ele pode patrulhar parques de estacionamento e procurar explosivos debaixo de viaturas, e defender ou atacar em terreno aberto.

O Guardbot é versátil o suficiente para poupar vidas humanas em missões militares e de segurança.

O curioso neste robô, é que foi desenhado inicialmente para explorar a superficie de Marte.