Hololens vai mudar a forma como interagimos com as coisas

A publicação online The Verge, refere que a Hololens é o produto mais intrigante da Microsoft em anos. A empresa de Redmond já nos mostrou que é boa em criar produtos revolucionários, quando em 1995 brindou-nos com o Windows 95. O Windows que mudou a forma como trabalhamos e utilizamos o computador.

Ontem, no evento de apresentação do Windows 10, a Microsoft apresentou o Hololens, uma espécie de computador com lentes/ecrã, que contém vários sensores e colunas, que trabalham com realidade aumentada, criando imagens tridimensionais. Esta espécie de óculos consegue preencher o espaço existente de uma forma que até agora não estávamos habituados.

Apesar de ainda estar numa fase inicial, é possível interagir com os hologramas, mudando completamente a forma como vemos as coisas. Usando este equipamento foi possível jogar minecraft a 3 dimensões, andar no planeta Marte, manipular objectos virtuais e falar no Skype interagindo com a outra pessoa.
Este aparelho mostra-nos um mundo completamente diferente, apenas visto em filmes e series de ficção científica. Este aparelho torna possível um leigo seguir tutoriais para efectuar melhorias na casa, arranjar um carro, mudar um pneu, sem antes nunca ter feito alguma destas actividades.

É de imaginar os ganhos para a saúde, quando um cirurgião puder usar um sistema deste, para operar com o mínimo de erro, tendo como guia as imagens de exames anteriores ou em tempo real. A forma como um investigador pode entrar na cena de um crime para solucionar crimes…as possibilidades são imensas.

Se o Hololens funcionar como a Microsoft pretende, de certeza que vai mudar a forma como comunicamos e aprendemos a coisas.

Resta agora aguardar e deixar esta tecnologia maturar.