Intel adopta conector USB C no novo cabo Thunderbolt 3

thunderbolt-2015-06-02Se ainda existem algumas dúvidas de que as portas USB C serão adoptadas como standard da industria da informática, com o futuro cabo Thunderbolt 3 da intel, a usar este tipo de ligação, parece que em breve o USB C será standard em todas as máquinas.

A Intel anunciou que está a desenvolver um novo tipo de cabo Thunderbolt que usa uma ligação USB C em vez do conector proprietário. Este novo cabo Thunderbolt 3 segundo a intel, será capaz de atingir taxas de transferência de 40 Gbps.

Só para se  ter uma noção das velocidades, o ainda recente USB 3.0 é capaz de transferir dados a 5 Gbps, o USB 3.1 a 10 Gbps e o Thunderbolt 2 a 20 Gbps. Com a introdução do USB C, apresentado pela primeira vez no Macbook de 12 polegadas da Apple, e a adopção desta ligação num cabo thunderbolt, os utilizadores ganham taxas de transferência estonteantes, além de poderem ligar os mais diversos periféricos sem que sintam perca de performance.
taxas-transferencia-thunderbolt
Na prática isto traduz-se na possibilidade de ligar dois monitores 4k, transferir um filme 4k em apenas 30 segundos, mais protocolos (Thunderbolt, PCI, Display Port, entre outros) e carregamentos de bateria mais rápidos.
thunderbolt-3-protocolos
A Intel apresenta várias versões deste novo cabo Thunderbolt 3. Um cabo de cobre 20Gbps que suporta USB 3.1, DisplayPort 1.2 e Thunderbolt a 20Gbps, e um segundo cabo também em cobre que atinge 40Gbps. Existe ainda uma versão em fibra óptica de 40Gbps.

De acordo com a empresa espera-se que até ao final do ano comecem a surgir os primeiros cabos. O cabo em fibra óptica chegará ao mercado mais tarde estando previsto para 2016.