Intel adopta conector USB C no novo cabo Thunderbolt 3
Se ainda existem algumas dúvidas de que as portas USB C serão adoptadas como standard da industria da informática, com o futuro cabo Thunderbolt 3 da intel, a usar este tipo de ligação, parece que em breve o USB C será standard em todas as máquinas.
A Intel anunciou que está a desenvolver um novo tipo de cabo Thunderbolt que usa uma ligação USB C em vez do conector proprietário. Este novo cabo Thunderbolt 3 segundo a intel, será capaz de atingir taxas de transferência de 40 Gbps.
Só para se ter uma noção das velocidades, o ainda recente USB 3.0 é capaz de transferir dados a 5 Gbps, o USB 3.1 a 10 Gbps e o Thunderbolt 2 a 20 Gbps. Com a introdução do USB C, apresentado pela primeira vez no Macbook de 12 polegadas da Apple, e a adopção desta ligação num cabo thunderbolt, os utilizadores ganham taxas de transferência estonteantes, além de poderem ligar os mais diversos periféricos sem que sintam perca de performance.
Na prática isto traduz-se na possibilidade de ligar dois monitores 4k, transferir um filme 4k em apenas 30 segundos, mais protocolos (Thunderbolt, PCI, Display Port, entre outros) e carregamentos de bateria mais rápidos.
A Intel apresenta várias versões deste novo cabo Thunderbolt 3. Um cabo de cobre 20Gbps que suporta USB 3.1, DisplayPort 1.2 e Thunderbolt a 20Gbps, e um segundo cabo também em cobre que atinge 40Gbps. Existe ainda uma versão em fibra óptica de 40Gbps.
De acordo com a empresa espera-se que até ao final do ano comecem a surgir os primeiros cabos. O cabo em fibra óptica chegará ao mercado mais tarde estando previsto para 2016.