A inteligência artificial tem de ser benéfica para o ser humano

Inteligência Artificial

Não é segredo nenhum que muita gente teme que o nosso futuro seja assombrado por algo como aconteceu no filme “O exterminador implacável”. Se bem que o filme retrata um ambiente de ficção científica de humanos contra máquinas, os avanços tecnológicos estão a criar equipamentos com um grau cada vez mais avançado de Inteligência Artificial e sofisticação.

Elon Musk, fundador da TESLA e o famoso físico Stephen Hawkings entre outros membros da comunidade cientifica enviaram numa carta aberta, um aviso às empresas e engenheiros que trabalham com inteligência artificial, de que os esforços para que a inteligência artificial faça o que queremos tem de ser muito maior.

Com a criação de veículos autónomos, drones de combate, exoesqueletos, nano robôs e muitas outras coisas os benefícios podem ser brutais.

Se bem que muita da tecnologia civil provém da aplicação de investigações militares, a inteligência artificial a ser usada no âmbito econômico, da saúde e do meio ambiente pode ter implicações muitos importantes na qualidade de vida do ser humano.

Niguém deseja acordar um dia e descobrir que a sua cidade foi dizimada por um exército de robôs. Caso não haja um esforço e investimento na “ética das máquinas” e protecção do ser humano, poderemos estar a criar o nosso próprio fim.

Fonte: The verge