Jay Z oferece 49 milhões de euros por competidor do Spotify

Jay-z-grammy

O Cantor Rapper Jay Z, fez uma oferta de 56 milhões de dólares, equivalente a 49 milhões de euros, pela companhia de streaming de música Aspiro, que por sua vez é dona da Tidal. Ao adquirir a companhia escandinava, Jay Z entra na luta com o Beats Music da Apple e o Spotify.

A Tidal é um serviço de streaming de música de alta qualidade, lançado nos Estados Unidos e Reino Unido em Outubro de 2014. Jay Z, o rapper dono da S. Carter Enterprises, que possui a empresa  Project Phanter, fez uma oferta pela Tidal.

A administração da WiMP, empresa cuja a Aspiro é dona, fez uma recomendação aos seus accionistas para aceitarem a oferta da Project Phanter.

A Tidal é um serviço virado para utilizadores que não se incomodam em pagar para ouvir música em alta qualidade. A empresa possui 25 milhões de músicas em alta definição e 75 mil videos de músicas e entrevistas em HD.

Vários distribuidores como a Sony Music Entertainement, a Warner Music Group e a Universal Music Group, possuem acordos para distribuição de conteúdo com a Tidal. A Empresa enaltece que a qualidade do seu streaming de música rivaliza com a qualidade das gravações em CD.

Para podermos ter uma idéia da qualidade da Tidal, esta oferece música a um bitrate de 1,411kbps e usa o codec FLAC, enquanto que o Spotify usa o codec Ogg Vorbis e oferece música aos subscritores gratuitos com aparelhos móveis a 96kbps e na versão desktop a 160kbps, para as contas Spotify Premium o bitrate é de 396kbps. Apesar de ser dificil comparar, visto usarem codecs diferentes, a definição da música da Tidal é muito boa.

A diferença de preço entre os dois serviços é praticamente o dobro. Nos Estados Unidos uma subscrição do Spotify Premium custa 9,99 dólares enquanto do Tidal custa 19,99 dólares.

Caso o negócio de Jay Z venha a concretizar-se, de certeza que irá abalar o mercado do streaming de música.