Johnnie Walker Blue Label ganha uma garrafa inteligente

Cortesia: Diageo

O Johnie Walker Blue Label é um bom Whiskey e os amantes de um bom whiskey sabem melhor do que ninguém, que existe muita bebida falsificada no mercado.

Pagar um preço ligeiramente mais baixo por um whiskey de pior qualidade, mas numa garrafa com rótulo igual a um whiskey premium vai dentro em breve ser mais difícil.

A Thinfilm Electronics desenvolveu a primeira garrafa de whiskey inteligente em conjunto com a Diageo, que é a empresa responsável pela produção da famosa marca de whiskey, Johnnie Walker. A garrafa inteligente pode em conjunto com a aplicação do smartphone, garantir ao consumidor que a garrafa nunca foi aberta.

A comunicação entre a garrafa e a aplicação utiliza tecnologia NFC (Near Field Comunication). Além de informar o utilizador acerca do estado da garrafa (selada ou aberta), a aplicação informa o utilizador acerca de promoções permitindo uma melhor comunicação entre o consumidor e a empresa.

A Thinfilm irá apresentar esta garrafa no World Mobile Congress, em Barcelona e já possui um acordo com a Xerox para imprimir milhares de chips, que depois serão rotulados nas garrafas de Johnie Walker Blue Label.


Os sensores presentes nos rótulos, conseguem sentir se a garrafa está num estado de “nunca aberta” ou se pelo contrário já foi aberta anteriormente.


A Diageo neste momento encontra-se concentrada em melhorar a comunicação e experiência do consumidor. Através da aplicação, ao abrir uma garrafa, esta é reconhecida pelo software que mostra ao consumidor exemplos de coctails que pode criar com aquela bebida.


Poderíamos pensar que por ser um rótulo electrónico haverá facilidade de copiar a adulterar a bebida, dando oportunidade a que se continue a falsificar bebida.

A Thinfilm explica que a opção pela tecnologia NFC, facilita a integração dos sensores, que com a utilização do OpenSense tag e apenas um toque com um telefone com NFC no rótulo o utilizador sabe à priori se a garrafa é original e nunca foi aberta.

As vantagens não se ficam por aí. Os comerciantes podem também usar esta tecnologia para controlar os seus stocks e o custo de integrar esta tecnologia numa garrafa de mais de cem euros é residual, ficando-se apenas por alguns cêntimos.

A empresa garante que para assegurar a autenticidade, as tags são codificadas na origem aquando do engarrafamento e emitem um sinal único que não pode ser alterado ou modificado electronicamente.


Se tens mais de 18 anos vais em breve poder adquirir o teu Johnnie Walker Blue Label com a garantia que é original e desfrutar de um bom whiskey com os amigos.