Lampuga é a prancha de surf eléctrica mais rápida do mundo

lampuga-prancha-surf-electrica

A idéia de uma prancha de surf com motor eléctrico não é nova, inclusive já existem algumas no mercado, que enquanto houver energia, passar a rebentação ou apanhar uma onda com a força de braços são coisas do passado.

Os mais críticos dizem com alguma razão, que o verdadeiro espírito do surf está a perder-se com estas invenções. Deixa de haver o Homem vs Natureza e passa a existir um Máquina vs Natureza.

Enquanto nós continuamos a remar para apanhar as ondas, a empresa alemã Lampuga apresenta-nos o que afirma ser a prancha de surf eléctrica mais rápida do mundo. Capaz de atingir cerca de 55 km/h e equipada com um motor eléctrico de 15 cavalos, a Lampuga usa o mesmo sistema usado nas motas de água, que sopra água de modo a criar o movimento.

Esta prancha de surf eléctrica, é  alimentada por uma bateria de iões de lítio de 52 volts, suficiente para ter uma autonomia de 20 a 35 minutos e percorrer 12 milhas. A sua construção em fibra de carbono garante a rigidez da estrutura fornecendo a capacidade de planar o mais rápido possível.

Lampuga

Esta longboard de 8,5 polegadas pesa 39 kg e possui uma espécie de “tapete” anti-derrapante de modo a garantir que o surfista não escorregue. É controlada por um comando com fio e possui um “leash” ou “cordinha” que corta a corrente caso o surfista caia da prancha.

A prancha é fornecida com um carregador de 30 amperes que carrega a bateria em duas horas, embora haja uma segunda opção de 60 amperes capaz de carregar a bateria em apenas uma hora.

O motor da Lampuga foi desenhado para que  o utilizador não ternha de fazer qualquer manutenção. Existe apenas um orifício que dá acesso ao motor e é construído para se conseguir mudar apenas um o-ring do Jet-Drive caso comece a entrar água.

Este caríssimo brinquedo era capaz de dar jeito nos dias de mar “flat” ou de ondulação muito pequena, mas pelos seus 15.400 euros, há muitas opções mais saudáveis e amigas do ambiente que são mais engraçadas para ocupar o tempo sem gastar muito dinheiro.