Luta contra o terrorismo através da mídia social

Cortesia: controversialtimes
Cortesia: controversialtimes

O terrorismo é um problema cada vez mais evidente na sociedade actual. Com o agravamento do panorama social e com a facilidade de divulgação de mensagens através da internet, vários grupos terroristas aliciam e recrutam cada vez mais pessoas usando este meio de comunicação.

Apercebendo-se do poder da mídia social, o governo dos estados unidos não só irá a combater o grupo terrorista ISIS no terreno, como também no mundo virtual. O Governo de Barack Obama pretende contra atacar todo o tipo de mensagens terroristas, usando para tal o Centro de Comunicações Estratégicas de Contra Terrorismo.

De modo a garantir o sucesso nesta frente de batalha, foi nomeado um grupo de trabalho, designado de célula de Coordenação de Informação, que irá coordenar o esforço entre as várias Agências de Segurança Governamental.

O Centro de Comunicações Estratégicas de Contra Terrorismo, irá usar as mais de 350 contas do Twitter do Departamento de Estado, distribuídas pelas várias embaixadas, consulados e indivíduos, assim como as contas do Pentágono, Segurança Interna e aliados. Este Grupo de trabalho, pretende procurar e trabalhar com personalidades e comunidades muçulmanas que não acreditam nem apoiam a ideologia e métodos do ISIS.

Apesar do grande volume de mensagens terroristas, o Centro de Comunicações Estratégicas de Contra Terrorismo reconhece a dificuldade e irá tentar agregar e responder às mensagens enviadas pelo ISIS, partilhando histórias e opiniões no twitter.