Microsoft desenvolve sistema operativo Linux

microsoft-linux-590x330Se for utilizador de um computador com o Windows, provavelmente só ouviu falar nos últimos tempos acerca  do ultimo sistema operativo da Microsoft conhecido por Windows 10.

Apesar das novidades do novo sistema operativo, a companhia de Redmond, para nossa surpresa está a desenvolver outro sistema operativo, mas baseado em Linux.

Esta estranha notícia é deveras interessante, principalmente por vir da Microsoft, criadora  do Windows, sistema operativo mais usado em todo o mundo. Desengane-se quem pensar que vai ser possível efetuar o download e testar nas máquinas de sua casa.

A gigante do software, não pretende com este novo SO, chamar utilizadores da plataforma Linux. A Microsoft está a desenvolver este novo SO pensando somente em computação na nuvem e não focada em computadores domésticos.

Este novo SO é “um sistema operativo modular, multi-plataforma para redes de data centers”, e foi desenhado para ser executado na nuvem da Microsoft Azure, tanto que a empresa o denominou de Azure Cloud Switch.

Apesar de ser o grande rival do Linux, a Microsoft tem desenvolvido uma relação muito interessante com a comunidade Linux, ao contrário do que muitas vezes se pensa.

A empresa no passado recente tem cultivado relações com o Linux e open source, efectuando inúmeras contribuições de código, tanto que faz parte do Top 20 de contribuidores corporativos, contribuindo com cerca de 1% do código total autorizado para o kernel Linux, nos últimos três anos.

Ninguém sabe o porquê do Linux para este novo SO, uma vez que empresa poderia usar qualquer um de seus sistemas operativos Windows, para servir de base para construir o Azure Cloud Switch.

A resposta mais simples é que provavelmente o Linux foi visto como a melhor escolha para esta tarefa específica.

Esta nova abordagem demonstra que a Microsoft continua cada vez mais a separar-se da política rígida ligada ao Windows como centro de tudo, tanto que nos últimos tempos assistiu-se ao lançamento dezenas de aplicações para iOS e Android. Satya Nadella, CEO da Microsoft trouxe uma nova abordagem para a empresa tanto que tem colocado grande parte dos seus recursos na nuvem e nos serviços.