Microsoft viu seus serviços de webmail violados

Imagem cortesia: Techviral

Ninguém gosta de saber que a sua conta de email possa ter sido comprometida, mas infelizmente a Microsoft viu os seus serviços de webmail serem violados.

Pode ser preocupante e há que tomar atenção a alguma actividade suspeita a quem usa contas webmail da Microsoft. A empresa de Redmond, confirmou à publicação online TechCrunch que os seus serviços de webmail foram hackeados.

A tecnológica confirmou que os hackers comprometeram cerca de 773 milhões de endereços de email entre 1 de janeiro e 28 de março deste ano. Recorrendo a credenciais de colaboradores responsáveis pelo suporte de clientes, os cibercriminosos acederam aos dados de contas outlook.com, hotmail.com e msn.com.

Segundo a empresa, não foram roubados dados de login nem informações do conteúdo dos emails, no entanto o assunto dos mails, os emails constantes nas conversas e nomes de pastas criadas pelo clientes foram revelados.

Apesar de ainda não haver a certeza de que contas foram afetadas, suspeita-se que tenha havido violações nas contas de clientes dos Estados unidos e da Europa.

Além da violação da privacidade, os dados roubados podem ser usados para enviar spam e criar perfis para roubo de identidade ou tentativas de phishing.

Como qualquer violação de serviço de email, é conveniente mudar a password do seu email da Microsoft e estar atento a emails de phishing ou supostas tentativas de suporte de alguns serviços que tenha eventualmente subscrito.

Pode sempre verificar se a sua conta de email foi ou está comprometida através do site HAVE I BEEN PWNED e ter noção de qual o estado da sua conta de email.