Motorola Moto X, o melhor smartphone de 2014

motorola moto x

Já antes tinhamos falado que a google desde que adquiriu a Motorola anda a construir smartphones fabulosos. A revista Forbes vai mais longe e apresenta-nos uma review do Motorola Moto X.  A tendência neste momento são os smartphones grandes ou phablets, pelo que a Google apesar de ter anunciado um écran de 5.2 polegadas vai manter as 4.7 polegadas do Moto X original.

O interessante é que apesar do écran de 4.7 polegadas (idêntico ao iphone 6), o Motorola Moto X consegue ser mais pequeno que o iphone e htc one M8.

O Motorola Moto X de 2014 mede 140.8 x 72.4 x 10 mm e pesa 144g

O Moto X  possui um chassis de alumínio, que o torna extremamente rígido e resistente aos testes de torção. A parte de trás é construida em borracha e apesar de ser pouco elegante, faz com que o smartphone seja fácil agarrar.

O Moto X vem equipado com um processador Qualcomm Snagpdragon 801 , 2GB de RAM e uma GPU Krait 400 quad-core 2.5 GHz. O écran é Full HD 1080p AMOLED.

Possui uma câmera de 13 megapixéis, com duplo flash de led, que permite a gravação de vídeo a 4k . A câmera frontal permanece com 2 megapixéis e suporta gravação de vídeos a 1080p. Que apesar de muito boa, poderia ser um pouco melhor.

Foi colocada uma coluna frontal que melhora o som emitido face ao modelo anterior, tornando o actual moto X mais agradável ao ser utilizado sem auriculares..

Estranhamente o moto X não possui slot para cartão sd, quando até o seu irmão mais novo (moto G) vem equipado com esta característica. Infelizmente a motorola também foi comedida no armazenamento existindo apenas duas versões de 16 gb e 32 gb.

Uma grande lacuna deste aparelho é a estabilização óptica de imagem, pois sendo um aparelho de gama alta deveria vir assim equipada e  garantir a captação de  bons vídeos e fotos em ambientes de pouca luz.

O software é um android sem modificações. Trás algumas apps interessantes como o Moto Voice, que permite comandos de voz mesmo com o écran bloqueado. Tem um sensor de proximidade que faz com que a app Moto Display, ao passar a mão por cima do écran seja mostrada a hora e notificações. O Moto Migrant é uma ferramenta interessante, visto que permite copiar todos os ficheiros , registos de chamadas e sms do telefone antigo, inclusive do iphone. O Moto assist coloca o telefone sem som à noite, lê mensagens recebidas ao conduzir e consoante o calendário se houver reuniões agendadas, coloca no silêncio durante o horário da reunião.

Segundo a review da Forbes possui a melhor experiencia até hoje de smartphones com android, com uma excelente fluidez na navegação, rápida e sem engasgos, afirmando até ser melhor que o nexus 5. Com a utilização extrema, o telemóvel pode aquecer um pouco, mas nada de extraordinário. A sua bateria de 2300 mAh, apesar de haver muitos cépticos, é feita para aguentar um dia inteiro de uso intensivo.

O preço sem contrato deste equipamento é de 450$, resta saber a que preço chegará à europa, mas mesmo assim uma excelente opção face aos equipamentos de outras marcas na gama alta.

Fonte: Forbes

Fotos: Gordon Kelly in Forbes