Navegador da BitTorrent MaelStrom, entra em fase de testes Beta

PROJECT-MAELSTROM-590x330Navegar na net através usando servidores descentralizados, é um sonho que fez com que a bitTorrent apresentasse à alguns meses atrás o projecto de um navegador que usasse a rede P2P para navegar na net.

O Projecto denominado de MaelStrom avançou, e esta semana o navegador entrou em fase de testes Beta, destinado aos utilizadores que possuírem computadores Windows, que o queiram experimentar.

A BitTorrent desenvolveu este novo navegador a partir do Chromium, desde aí muito mudou ao ponto que para carregar um site da internet, o navegador não precisa do servidor onde este está alojado, antes pelo contrário, o MaelStrom usa várias partes do código da página, de diferentes utilizadores da sua rede P2P para navegar no site desejado.

O projecto ainda em fase de experimentação, tem muito potencial. Com a adopção de mais utilizadores os sites carregarão de uma forma rápida sem dependerem do servidor onde estão alojados, permitindo aos webdesigners alojarem em servidores mais baratos reduzindo custos, podendo mesmo utilizar a ligação à net de suas casas sem que o site ou a experiência dos visitantes sofram com isso.

Por enquanto ainda existem poucos sites preparados para o efeito, no entanto, mesmo quem não está à vontade para mexer em torrents e magnets, não precisa de ficar assustado com esta nova forma de navegar na net, uma vez que o navegador trata de todo o processo.

Fonte: Geek