Noruega irá cancelar transmissão de rádio FM em 2017

Radio-i-Norge-nett-730x480Se me abordassem a informar que a Noruega iria parar com transmissão de rádio FM, de certeza que iria pensar que estava perante uma brincadeira do dia 01 de Abril.

Apesar de me ser difícil habituar à ideia, em 2017, a Noruega pretende ser o primeiro país do mundo a acabar voluntariamente a transmissão de rádio FM.

O Ministro norueguês da Cultura anunciou na quinta feira passada, que este processo faz parte da transição para a transmissão de Audio Digital, mais conhecida por Digital Audio Broadcasting ou DAB.

Apesar de parecer que o rádio irá desaparecer, isto apenas significa que o sinal irá ser transmitido de forma diferente. Pode-se comparar com a actualização que foi feita no caso da televisão que passou de sinal analógico a digital.

Com este processo irá permitir aos os ouvintes no formato DAB ter acesso a um conteúdo mais diversificado, com melhor qualidade de áudio.

Enquanto a Noruega é o primeiro país com uma data para encerramento do sinal FM, outros países encontram-se a caminhar para o mesmo objectivo. Neste momento, ao analisar-se a situação da Noruega quanto à transmissão de áudio, observou-se que 22 estações já emitem em DAB, enquanto que apenas 5 estações emitem em FM.

Segundo Thor Gjermund Eriksen, presidente da Associação Norueguesa de rádios “Este é um dia importante para todos os que amam a rádio. A decisão do ministro permite-nos a concentrar os nossos recursos no que é mais importante, nomeadamente na melhoria da qualidade e conteúdos diversificados para os nossos ouvintes” .

Segundo um estudo, actualmente 56% dos noruegueses usam rádio digital no seu dia a dia, enquanto  44% ainda utilizam sinal FM. 55% de todas as casas possuem pelo menos um aparelho ádio com DAB. Estima-se que 7,9 milhões de rádios serão afetados pela extinção do sinal FM, pelo que o governo norueguês tem em vigor um programa de reciclagem e actualização de rádios.

Sem dúvida que este tipo de acontecimento cria várias oportunidades de negócio, à semelhança do que se assistiu num passado recente em Portugal, com a Televisão Digital Terrestre.