Novidades do Windows 10

Ontem foi a tão aguardada apresentação oficial do novo Windows 10, na sede da Microsoft, em Redmond, washington. Na verdade algumas das coisas apresentadas ontem já eram conhecidas, mas ainda não tinha existido uma apresentação oficial.

O Windows 10 pretende trazer uma melhoria na experiência do utilizador, pelo que a Microsoft escreveu o seu código com o que considera melhor do Windows 7 e do Windows 8, além de outras características. A empresa fundada por Bill Gates até recuperou o menu iniciar, visto ser uma característica que era muito reclamada pelos utilizadores do Windows 8.

Cortana é o assistente digital da Microsoft, e como nos explica a Engadget, a sua versão móvel tem um misto de características que faz lembrar o Google Now e o Siri da Apple. O Windows 10 trás uma versão do Cortana para Desktop, que está perfeitamente integrada com o Windows Search e que foi desenhada para procurar documentos relevantes em consonância com o pedido.

windows 10

É dado o exemplo de “procurar fotos de Dezembro” e o Cortana procura no disco e no OneDrive. Através de apenas comandos de voz, o assistente digital da Microsoft foi capaz de transcrever e enviar um email. Este assistente digital também vai estar integrado no seu navegador.

windows 10 definições



Já algum tempo vimos a verificar que a Microsoft tem desenhado as suas aplicações para poderem ser usadas em várias plataformas (desktop, tablet, telefones e Xbox One), pelo que o Windows 10 não fica alheio a isto. Vai ser possível usar as aplicações da Microsoft no Desktop assim como nas outras plataformas.



Uma das grandes revelações oficiais ontem, foi o Spartan. Tal como já era conhecido, o próximo navegador da Microsoft tem algumas características encontradas no Chrome e Firefox, tem um aspecto “limpo” e fácil de navegar. Foram apresentadas outras características como tirar anotações online no próprio site e partilhar com outras pessoas. Também existe um modo de leitura offline e integração com o Cortana.



O controlo de definições no Windows 10 também foi redesenhado, ficou com um aspecto mais limpo de modo a facilitar o trabalho aos seus utilizadores.

windows 10 jogos


A Microsoft também apresentou o Continuum, que é simplesmente uma alternância de modo de computador para tablet mantendo a aplicação e tornando mais fácil usar como tablet ou computador, consoante estamos com ou sem teclado.

Uma das melhores surpresas foram os jogos (Gaming). A Microsoft agora permite fazer streaming de jogos da sua Xbox One para um computador com windows 10 ou tablet, um pouco À semelhança do que a Sony faz com a Playstation 4 e Playstation Vita. Vais existir uma aplicação de da Xbox para computador e tablet que permite ao seu feed de actividade, mensagens e lista de amigos.

Por último a Microsoft surpreendeu-nos com o Windows Holographic. Um pouco à medida do filme relatório minoritário, o Windows Holographic é uma plataforma de realidade aumentada que permite ver hologramas usando uns óculos desenhados para o efeito. A Microsoft também mostrou o Hololens, que é um computador sem fios, wearable, que permite usar o Windows Holographic.

Quem possuir o Windows 7, Windows 8.1 e Windows Phone 8.1, vai ser “premiado” com upgrade gratuito do windows 10 em 2015. Vai ser possível experimentares tudo isto em Fevereiro.

Fonte e fotos: Engadget