Novo malware encontrado na Google Play Store

Malware Android
Cortesia PCMAG

Por mais que desejemos ter os nossos dispositivos móveis seguros, há sempre alguém ou algo dispostos a aproveitar-se das vulnerabilidades dos nossos sistemas.

As lojas de aplicações, supostamente devem escrutinar todas as aplicações antes de as disponibilizaram aos seus utilizadores. Infelizmente de tempos em tempos, somos confrontados com aplicações que nada mais são do que malware.

Hoje foi encontrado na Google Play Store foi mais um malware, com o nome SaveMe, e que se disfarça de um serviço de backup de contactos do telefone. Este malware é baseado num outro malware de nome SocialPath, que também se disfarçava de aplicação de segurança.

O SaveMe depois de roubar todos os dados pessoais, que podem ser usados em engenharia social (nome completo, email, número de telefone e foto), espia todos os telefonemas e mensagens efectuados pelas vítimas, rouba os contactos e endereços MAC e todas as informações do dispositivo.

Este malware também é capaz de efectuar chamadas. Além de chamar para os contactos e desligar, o SaveMe liga para números de valor acrescentado em que os criadores depois recebem parte dos lucros.

Apesar da Google já ter removido este malware da Play Store, milhares de utilizadores foram enganados neste esquema malicioso. Este malware provavelmente não afectou nenhum dos nossos leitores visto estar confinado principalmente ao Sudão, Líbano e Oman.

É importante estarmos atentos, pois apesar da Play Store tentar evitar que situações destas aconteçam, vale sempre a pena estar actualizado, para actuar o mais rapidamente possível em caso de termos instalado inadvertidamente algum malware.