Novo Malware para Android simula encerramento enquanto ataca

Cortesia: Security Intelligence
Cortesia: Security Intelligence

O Malware é uma praga que aparece quando menos esperamos. Infelizmente o Android foi mais uma vez afectado com a descoberta do PowerOffHijack.

O PowerOffHijack é um malware para Android que aproveita-se de uma vulnerabilidade do sistema operativo da Google, e usa o momento em que o utilizador desliga o telemóvel, para espiar informações alojadas no equipamento.

Este Malware aquando da instalação, pede ao utilizador permissões root, de modo a poder fazer alterações no sistema operativo. Após a ordem de encerramento o PowerOffHijack simula o encerramento, apresentando a imagem característica a que estamos habituados, para depois roubar as suas fotos, efectuar chamadas, enviar mensagens ou obter dados que estejam alojados no seu smartphone Android.

Este Malware para Android foi descoberto pela equipa da AVG e já infectou mais de 10 mil smartphones na China. O PowerOffHijack apareceu como habitualmente, nas lojas de aplicações não oficiais, e afecta  as versões do Android anteriores ao Android 5.0 Lollipop.

De modo a prevenir este tipo de infecções recomenda-se que se utilize apenas a PlayStore da Google para adquirir aplicações e certificar-se as permissões root apenas são dadas a aplicações de confiança. Não se esqueça de instalar um antivírus no seu telemóvel Android.

As boas notícias é que a AVG já descobriu este malware, pelo que agora é mais fácil detectar.