O que fazer com os seus equipamentos em caso de calamidade ?

 

Durante uma calamidade é bastante provável haver falhas de energia frequentes e ou prolongadas, daí ser extremamente importante ter o seu telefone móvel à mão, assim como outros equipamentos, em condições de os poder utilizar sempre que for necessário.

Antes da calamidade, verifique se o seu carro está atestado, tem baterias carregadas, lanternas em condições e um rádio a funcionar. Quanto tudo falha um rádio a pilhas e uma lanterna são capazes de os manter iluminados, informados.

Certifique-se que toda a gente carrega os seus telefones, computadores e tablets. Os telefones podem servir para iluminar e pedir ajuda, os tablets servem para iluminar em caso de necessidade e de entretenimento e os computadores servem para entreter a família e carregar outros equipamentos.

Esteja atento aos alertas dos serviços de protecção civil no rádio e televisão. Ligue se estiver disponível no seu país os alertas do twitter.

Durante o período de interrupção de energia é importante desligar tudo o que possa consumir  desnecessariamente a energia do telefone, tablets e computadores. Isto aplica-se desligando os serviços de localização, wifi, Bluetooth, NFC, e aplicações desnecessárias. Baixar ao máximo possível a luminosidade dos ecrãs, visto este desempenhar um papel muito importante no consumo de energia.

Se tiver acesso a uma fonte de alimentação externa como um powerbank, ligação de 12v ou USB de um automóvel, o melhor é manter o seu telefone ligado e a carregar.

Quando sentir que a energia começa com flutuações, desligue da tomada todos os electrodomésticos que não forem necessários. Esta é a melhor forma de se proteger  de picos de corrente que podem inutilizar permanente os seus equipamentos.

Pare o seu carro num local seguro, longe de obstáculos, como árvores ou postes de iluminação de modo a estar sempre pronto em caso de necessidade.

Aprenda a configurar o seu telefone como hotspot. Esta é uma forma de se ligar à internet se ficar sem internet em casa. Tenha em conta que isso aumenta o consumo de bateria, gasta dados do seu plano móvel e poderá sempre haver a possibilidade da rede móvel não estar a funcionar. mesmo assim poderá ser uma forma de dizer aos seus parentes distantes que está bem.

Convém alertar que estes cuidados são muito importantes, no entanto, deverá acautelar toda a outra parte. Armazenar mantimentos e água para três dias (tempo necessário para chegar ajuda), kit de primeiros socorros, roupa e agasalhos para toda a família. Converse com frequência e treine se possível o que fazer face a diferentes tipos de calamidade.