O Waze passa a ser uma das aplicações pré-instaladas em dispositivos Android

Waze

O Waze é aplicação de GPS social da Google, que em breve virá instalada em todos os equipamentos Android. A Google integrou esta App no conjunto de aplicações que fazem parte do Google Mobile Services.

O Waze ganha assim o mesmo estatuto que o Google Drive ou o Google Maps. Apesar de pensarmos que a aplicação poderá competir com o Google Maps, é a parte social e a interacção entre os utilizadores que as distingue. Além disso o Waze é mais orientado para a navegação turn-by-turn, relativamente ao Google Maps.

Uma vez que o Waze depende fortemente da partilha de dados de tráfico por parte dos utilizadores mais activos, de modo para poder ter informações sólidas, actualizadas e fidedignas, a sua integração de origem num dispositivo Android, irá fazer com muitos utilizadores a passem a conhecer e utilizar.

Esta jogada da Google é sem dúvida uma das mais inteligentes da gigante da informática. Com mais de mil milhões de utilizadores por todo o mundo esta foi a forma encontrada para a empresa aumentar o alcance do Waze.

Mesmo apesar das recentes polémicas levantadas por organizações de policias dos Estados Unidos, a Google não parece ter se preocupado em integrar o GPS Social no Google Mobile Services e aumentar o número de utilizadores.