Parlamento Europeu pretende separar motor de busca da Google

Google Parlamento Europeu


O Parlamento Europeu parece estar a construir uma nova medida, para separar o motor de busca da Google dos restantes serviços da empresa. Esta medida a tornar-se realidade será um grande golpe na gigante da internet.

Esta medida da União Europeia vem no sentido de inverter a dominância da Google neste domínio. O argumento do Parlamento Europeu é de que o motor de busca da Google evidencia os seus produtos em vez dos da concorrência, prejudicando deste modo a concorrência. Provavelmente isto não teria este relevo ou importância se o motor de busca da Google não fosse dominante.

O documento que está a ser elaborado, tem o apoio das duas forças dominantes no Parlamento Europeu, ou seja, o partido popular e o partido socialista. De salientar que o Parlamento Europeu não possui o poder para segmentar a Google, no entanto, poderá efectuar pressão para que a Comissão Europeia tome medidas neste sentido. Segundo o Financial Times uma primeira proposta do documento estará finalizada no inicio da próxima semana e espera-se que seja votada na quinta-feira.

Em vez do Parlamento Europeu decidir o futuro de uma empresa, seja ela a Google ou outra, não seria mais benéfico em prol da concorrência e da liberdade de escolha, educar os seus cidadãos para que possam ter a verdadeira liberdade escolha. É importante perceber que o cidadão comum nunca saberá a verdadeira motivação por trás tais medidas.