Passadeira de corrida com sonar, ajusta velocidade automáticamente

automated-treadmillQuem pratica jogging ou Running ao ar livre, acelera e desacelera sem pensar muito nisso, simplesmente faz o que o organismo lhe permite fazer. Num ginásio, na passadeira de corrida, a velocidade tem de ser ajustada manualmente.

Devido a uma pesquisa desenvolvida na Universidade Estadual de Ohio, parece que dentro de algum tempo as coisas poderão ser diferentes. Um equipe de investigadores da Universidade Estadual de Ohio, desenvolveu um protótipo de passadeira rolante, que detecta quando há alterações na velocidade de corrida do corredor, e ajusta-se automáticamente a essa velocidade.

Criado pelo Prof. Steven T. Devor e o ex-estudante Cory Schaedler, a passadeira detecta o utilizador através de um sonar de baixo custo apontado a um ponto entre as omoplatas.

Se o atleta se aproxima da frente da passadeira de corrida, o sonar montado na parte traseira, detecta que este se está afastar e ordena à passadeira para aumentar a velocidade. Caso o atleta abrande, o sonar após a detecção envia a ordem de abrandar à passadeira.

Como todos os projectos, as versões anteriores possuiam algum problemas, no entanto, no protótipo actual os utilizadores quase que não se apercebem das alterações da velocidade. A passadeira até reage como deveria, mesmo perante um sprint.

Apesar de difícil, a principal razão por trás desta tecnologia é tentar tornar a corrida numa passadeira o mais parecido com a corrida ao ar livre.

Esta tecnologia também parece ser mais adequada para a avaliação da capacidade aeróbia de corredores. Um artigo sobre esta pesquisa foi publicada na revista Medicine and Science in Sports and Exercise.

Fonte: Ohio State University