Como escolher uma boa password

 

Na era da internet tudo resume-se a colocar o nome de utilizador e a password antes de poder aceder a qualquer serviço. Visto isto, é fundamental saber como escolher uma boa password. Ao longo deste artigo iremos ver o que não fazer e o que fazer aquando desta escolha. Não se esqueçam que os hackers andam à espreita e à espera de qualquer deslize.

O que não fazer ao escolher uma password:
1.Não escolher a password baseada em informações privadas. Isto quer dizer não colocar o seu nome ou de um familiar, animal de estimação, datas de nascimento ou qualquer outra informação que relacionada consigo que se possa descobrir na internet. Não se esqueça que as redes sociais vieram facilitar este trabalho;
2.Não colocar como password palavras seja em que língua for ou sequências de teclado, como sapato, gato, QWERTY ou 12345. Qualquer pessoa treinada ou programas de busca de passwords, facilmente conseguem descobrir este tipo de passwords;
3.Não escolher passwords que são simples transformações de palavras, como por exemplo password,123 ou password_123;
4.Nunca escolher passwords com menos de 8 caracteres e apenas letras ou números.

Todos os exemplos acima são fáceis de descobrir usando as ferramentas certas.

Regras para escolher uma boa password:

1.Deve de ser fácil lembrar;
2.Deve ter mais de 8 caracteres;
3.Deve conter números, letras, maiúsculas e Minúsculas e caracteres especiais, se for uma frase ainda melhor.

Como exemplo: Aminhamelhorviagemfoi12/2007paraMexico&PuntaCana

Podemos assim brincar com as palavras e substituir letras por números ou onde a imaginação nos levar. As frases têm a vantagem de fazer sentido para nós e serem fáceis de lembrar.

Posso escrever a minha password em algum lado?

A resposta a isso é sim e não. O local mais seguro de uma password é na nossa cabeça, isto se não falarmos a dormir. Podemos escrever as passwords num livro ou agenda, se conseguirmos garantir que fica longe dos olhares indiscretos. Além de nós mais ninguém deverá conhecer as passwords.


Outro método é usar um gerenciador de passwords como o 1password ou Lastpass, a vantagem é que não temos de decorar nada, estão integrados muitas das vezes com os nossos navegadores e guardadas encriptadas na net e só temos de decorar uma password. A desvantagem é que apesar de muito raro estes serviços já sofreram ataques.

Além das passwords fortes, devemos sempre criar hábitos de navegação segura e manter o computador em segurança. Sempre que possível e disponível usar sistemas de autenticação por dois factores como a Google a Apple e o Sapo, ou biométricos como os mais recentes equipamentos da Apple e Samsung.