Paypal reembolsa-te o dinheiro gasto nas devoluções de compras online

paypal-devoluçoesSão raras as pessoas que nunca tiveram de devolver algo após uma compra. Se numa loja física as coisas são geralmente simples, nas lojas online a devolução de um produto é moroso (excepto em serviços com chat ou atendimento telefónico), exige por vezes muitas trocas de emails e obriga o utilizador a sair do conforto de sua casa e dirigir-se aos correios.

O Paypal de modo a garantir que o comprador fica satisfeito lançou recentemente mais um serviço de protecção do comprador. Este serviço garante que em caso do utilizador receber a encomenda ou esta apresenta-se diferente da descrição do vendedor o Paypal reembolsa-lhe o dinheiro pago pelo produto, assim como o dinheiro gasto nas devoluções, dentro e fora de Portugal.

Claro que as coisas geralmente não são assim tão fáceis ou bonitas como a Paypal quer dar a parecer, mas também não é complicado e pode ser facilitado com alguns procedimentos.

O melhor que todos os compradores online podem fazer, é abrir sempre a encomenda na presença do funcionário do transitário ou serviço de correios, isto porque caso receba uma encomenda defeituosa, o funcionário é obrigado a reportar à empresa. A partir daí é só pedir uma cópia do comprovativo ou relatório e enviar ao Paypal e à loja online caso essa o solicite.

No caso de ser um produto diferente do adquirido as coisas ficam mais simples, basta comprovar que a encomenda recebida não corresponde à comprada. Isto pode ser feito por fotos e email.

Normalmente em negócios online sérios, não existem grandes problemas, há relatos de empresas que chegaram a oferecer o produto enviado por engano, mesmo após terem enviado o correcto, uma vez que não compensava pagar o preço dos portes.

O importante no meio disto tudo é que os consumidores das lojas online ganham assim mais uma forma de protecção em caso de compras fraudulentas ou que tenham recebido produtos danificados, ou diferentes por engano da loja.