Photos vai substituir o iPhoto esta Primavera

É verdade que o iPhoto é gratuito e que também tem algumas funcionalidades básicas para uma edição mais simples de fotos, no entanto, a aplicação da Apple começa a acusar algum cansaço e necessita de ser substituída o quanto antes.

Já algum tempo atrás, a Apple tinha anunciado que iria fundir o Aperture com o iPhoto, criando uma nova aplicação de edição e biblioteca de fotos, mais moderna e potente. Segundo a Verge, a empresa de Cupertino disponibilizou hoje uma versão para developers e irá entregar a versão final a partir do segundo trimestre de 2015.

Tal como a empresa fundada por Steve Jobs nos tem vindo a habituar, a nova aplicação apresentará uma biblioteca de fotos simples e intuitiva, combinada com a opção de backups no iCloud.

Os utilizadores do iPhoto ganharão ferramentas de edição mais poderosas enquanto que os utilizadores do Aperture poderão sentir que a nova aplicação ficou simplista demais. De qualquer modo a migração entre o iPhoto e a nova aplicação Photos é simples, e quem quiser pode manter o Photos, o iPhoto e o Aperture.

A aplicação está dividida em quatro categorias, as três já conhecidas, vista de fotos por ordem cronológica, fotos partilhadas e albuns. Há uma quarta nova categoria que é  chamada de projectos. A nova categoria é nada mais nada menos, que uma loja para venda de impressão de álbuns, cartões de festas, calendários e outros. Quem estiver habituado à aplicação de fotografias do ipad e do iphone de certeza que não estranhará a nova aplicação nos dispositivos móveis.

No OS X, a aplicação de Photos é mais fácil e rápida de navegar, visto recorrer a novas formas de organização e ter sido desenhada de raiz. É nos apresentado ao abrir a aplicação a vista da ultima importação, as fotos favoritas e outros grupos de imagens como videos em time lapse, panoramas e outros que tivermos criado.

A Photos está centrada no universo Apple, pelo que não é capaz de integrar outros serviços externos à empresa como o Flickr, Facebook ou Picasa, no entanto ao fazer ou reverter uma actualização, a mesma foto é actualizada em menos de 30 segundos em dispositivos ligados ao iCloud.