Pixel 3 e OnePlus 6T rouba clientes à Samsung

Não há qualquer dúvida que o mercado dos telemóveis é extremamente concorrido, a busca por mais velocidade, mais autonomia, a melhor câmera, o que tem mais capacidade de armazenamento e a lista ainda poderia continuar com diferenças que por vezes o comum dos mortais nem se apercebe.

Não existem telemóveis perfeitos, existem aparelhos com características que se adaptam melhor às necessidades de cada indivíduo e pelo qual tem de pagar um preço maior ou menor consoante as características e funções que caibam no seu orçamento.

Existe ainda a ideia de que muitos utilizadores de iPhones estão gradualmente a trocar os seus equipamentos com iOS por outros com o sistema operativo Android. Se bem que isso é verdade e eu conheço alguns casos o contrário também acontece.

No mercado dos Android, os aparelhos parecem andar numa luta sem precedentes com a Samsung a perder utilizadores para a Google e para a Oneplus. Um estudo efectuado no último trimestre de 2018, estima que  51% dos utilizadores do Google Pixel 3 e 37% do OnePlus 6T eram antigos utilizadores dos Samsung Galaxy.

Este mesmo estudo também compara a percentagem de utilizadores que migraram do iOS para esses dispositivos, sendo que dos ex-donos de iPhones 18% adquiriram o Pixel 3 e 16% comprou o OnePlus 6T, desapontando a Google que pretendia que esta percentagem fosse consideravelmente maior.

Esta mudança de equipamentos não é nada de  extraordinário considerando que tanto o Pixel 3 como OnePlus 6T são telemóveis bastante equilibrados e poderosos que oferecem um preço de custo bastante atrativo para  características que possuem.