Poderão os Sony Xperia recuperar em 2015?

Sony Xperia Z3 (image: Ewan Spence) in Forbes
Sony Xperia Z3 (image: Ewan Spence) in Forbes

Os smartphones Sony Xperia continuam a não vender como a empresa japonesa esperava. A divisão de smartphones da Sony, continua a acumular perdas ultrapassando o mil oitocentos e trinta mil milhões de dólares.

É dificil perceber o que tem estado a falhar na empresa japonesa. Com hardware de ponta, designs estilosos, uma plataforma robusta e características úteis que se distinguem das outras marcas (como por exemplo a resistência à água), estes telemóveis tinham tudo para dar certo.

A Forbes chega mesmo a escrever que este seria um dos telemóveis que seria uma grande ameaça ao iPhone.

O que parece faltar à Sony é criar prestigio em volta dos seus smartphones e conseguir maximizar o lucro por equipamento. Leaks do Xperia Z4 afirmam que este é um telemóvel com excelentes acabamentos e com hardware de invejar. Pelo que para conseguir lucrar com um aparelho assim falta só o Marketing.

Um dos erros da Sony, tem sido a criação de vários telemóveis, que não só diminuem os lucros da empresa como confundem o consumidor na altura da compra. No grande mercado de dispositivos Android, a Sony em vez de tentar lutar nos aparelhos de gama baixa e de gama alta devia repensar a sua estratégia e ir à luta nos pesos pesados como a Apple.

É triste quando sabemos que 1000 funcionários da Sony já foram despedidos e que devido ao acumular dos prejuízos, mais 1100 irão para o desemprego. Controlar despesas, ser arrojado e aproveitar todas as oportunidades em 2015, vai ser uma das formas da Sony recuperar o tempo perdido.