Quais as implicações da nova ficha USB tipo C no novo Macbook?

Macbook-2015-8O novo Macbook da Apple, foi apresentado à antes de ontem e trás apenas uma única ficha USB tipo C, que serve para tudo. Desde carregar o Macbook, transferir dados USB 3.0, ligar a um ecrã por HDMI ou VGA ou ligar periféricos, tudo depende daquela pequena ficha.

O USB tipo C, é uma evolução do USB tipo A a que estamos habituados, que se tornou norma em todos os computadores espalhados por todo o mundo, juntamente com o USB tipo B, mais conhecido por  Micro USB, que estamos habituados a ver em smartphones e máquinas fotográficas.

A Apple é conhecida por definir tendências e desta vez também não foi excepção. A Adopção do USB tipo C no seu mais novo ultra portátil abre novos horizontes. É claro que é aborrecido para os utilizadores terem de comprar adaptadores de modo a poderem ligar os seus equipamentos ao novo Macbook.
usb-tipo-C
Ao abandonar o magsafe para carregar os seus computadores, com o USB tipo C, é a primeira vez que a empresa de Cupertino usa uma solução não proprietária para carregar os seus equipamentos.

Ao adoptar a nova ficha USB a Apple perde o controlo que estava habituada a ter sobre os fabricantes de acessórios, no entanto, esta perda de controlo significa a criação livre de uma enormidade de acessórios que até hoje era impossível.

Apesar de ser incomodativo ter de comprar adaptadores, é muito provável que fabricantes que até hoje colocavam a Apple de parte para não terem de pagar o uso das suas patentes, estarem já a trabalhar em hubs e outros acessórios para a nova ficha USB tipo C.

A corrida ao Usb tipo C só agora começou e caso não esteja enganado, a Apple foi apenas a primeira de muitas empresas a integrar a nova ficha USB, que se tornará norma num futuro próximo.