Qual o melhor disco rígido? 3TB ou 4TB?

Qual o melhor disco rígido

Após tanto tempo a armazenar dados chegou a hora de comprar um novo disco, com mais espaço e se possível mais rápido.

Embora os SSDs estejam na moda devido à sua velocidade, quando se quer armazenar grandes quantidades de dados a escolha só pode recorrer num tradicional disco rígido.

De acordo com a Backblaze, empresa de alojamento de dados na nuvem, quanto maior a capacidade mais fiável é o disco. Embora sabemos que não se processa exactamente assim, a Backblaze trabalha com centenas de discos rígidos todos os dias, colocando à prova todos os equipamentos durante muitas horas.

A Backblaze seguiu os erros de 41.213 discos rígidos, usados para armazenar os dados dos clientes e chegou à conclusão que os discos de 4 terabytes apresentavam menos erros e avarias do que os discos de 3 terabytes.

A empresa de alojamento na nuvem quis saber qual o melhor disco rígido e testou discos rígidos da HGST, Seagate e Western Digital, incluindo os Hitachi nos HGST a pedido da empresa. Os Seagate de 3 terabytes foram os que tiveram pior desempenho, chegando a apresentar uma percentagem de avarias de 40 porcento,  enquanto os Seagate de 4 terabytes apresentaram apenas 2,6 porcento de avarias.

Os HGST foram os discos rígidos com melhor desempenho do teste, apresentando uma excelente marca de 1,4 porcento.

A Backblaze sabe melhor do que ninguém quais os melhores discos e recomenda que se tiveres de optar entre um disco da Seagate de 3 terabytes e um de 4 terabytes, opta sempre pelo de maior capacidade.