Robótica e a construção Civil

Em 1700 era impossível o homem imaginar que uma máquina hoje em dia seria capaz de de fazer em 1 dia o trabalho de 20 homens durante uma semana. Hoje assiste-se de novo ao começo de uma nova era.

A robótica à muito que está implementada em muitas indústrias. Cada vez mais vão surgindo soluções para que possa ser aplicada à construção civil até que se torne comum ver um “robotrolha”. Harvard está a desenvolver uma espécie de robôs construtores baseados em térmitas com o nome de projecto TERMES.

Este projecto é interessante na medida que cada robô é independente, não sendo necessário uma unidade de comando. Além disso no caso de um avariar os outros continuam o seu trabalho.

Um outro projecto trabalha com drones voadores o que permite outro tipo de construções. Estes necessitam de uma unidade de comando, mas funcionam de modo a não se “atrapalharem” uns aos outros, quase como uma dança sincronizada.

Uma das queixas de quem compra habitação é a má construções feita por muitas empresas e a morosidade da construção, independentemente do processo de construção. Será interessante ver se as primeiras habitações construídas por estes pequenos construtores estarão há altura das construções efectuadas por humanos. Uma coisa é certa vamos ter de nos adaptar.