O Router Checker é gratuito e ajuda-te a saber se o teu router foi invadido

Router Checker

A idéia de saber que o nosso router possa ter sido invadido e não ter conhecimentos para descobrir é ingrata. Felizmente, há uma forma fácil de descobrir, rápida e gratuito.

Mas será que é mesmo preciso verificar? Tal como os nossos computadores, os routers não são imunes a ataques de ciber criminosos, pelo que podem ser invadidos e infectados.

Um dos problemas de ter um router infectado, é que pode passar despercebido durante bastante tempo para a maioria das pessoas, desde que este esteja a funcionar sem grandes problemas.

O Sequestro de DNS pode causar alguns problemas desagradáveis, que podem originar desde publicidade maliciosa ou reencaminhar-lhe para sites de phishing na tentativa de roubar as suas credenciais para o aceder ao seu banco, e-mail, contas de redes sociais e tudo que tenha uma password ou nome de utilizador.

A empresa F-Secure lançou uma ferramenta que te pode ajudar a descobrir se o teu router foi invadido. O Router Checker é uma forma bastante simples para te ajudar a descobrir se o seu DNS está funcionando de forma correcta.

Uma das coisas que nos agrada é que não necessitas fazer download ou instalar, o Router Checker é apenas um site que visitas como qualquer outro, apenas usando um navegador compatível, pelo que as versões atuais do Internet Explorer, Firefox, Chrome, Safari e Opera devem funcionar.

Apenas com um clique no botão “Start Now” e o Router Checker inicia o seu teste, para avaliar se as solicitações de DNS enviadas estão sendo encaminhadas de forma correcta, ou se estão a ser sequestradas por alguém mal intencionado.

Apesar de não ser infalível, esta é uma forma muita fácil para saber se o seu router está de saúde. Do meu lado do ecrã não foi encontrado qualquer problema. Se do seu lado aquando da verificação aparecer algum problema, não se preocupe. Tente perceber o que se passa e se não tiver conhecimentos para tal, peça alguém que perceba de informática para lhe dar uma ajuda.

2 Comments

  1. O site está em atualização? Não consigo usar o router checker

    1. Boa tarde a f-secure encontra-se a atualizar o seu site, pelo que o router checker não se encontra disponivel de momento.