Samsung apresenta o camião transparente

samsung-safetytruckQuem passa muitas horas atrás do volante em estradas que apenas cabe um veículo em cada sentido, sabe o quanto tortuoso pode-se tornar uma viagem, caso tenha a infelicidade de ir atrás de um veículo pesado.

Sem visibilidade senão um enorme caixote com rodas à sua frente, com diminuições constantes na velocidade e sem a certeza de que pode ultrapassar em segurança esta é uma das situações mais desagradáveis para quem está ao volante, que nos fazem desejar ter ficado na cama a dormir.

Em 2009 foi introduzido o conceito de transparência para melhorar a segurança rodoviária, pelo estúdio de arte russo Lebedev. Este conceito nada tinha de complicado, uma vez que apenas se teria de recorrer a câmeras montadas na frente de pesados camiões, que transmitiriam em tempo real a imagem para enormes ecrãs montados nas traseiras destas pesadas viaturas.

Quase seis anos depois, a Samsung desenterra este conceito com a apresentação de um protótipo de camião transparente. A empresa Sul Coreana, utilizou os já conhecidos ecrãs de publicidade que estamos habituados a ver em vários espaços ao ar livre, montando quatro destes aparelhos na traseira do camião, que transmitem video de uma câmera wireless montada na frente da viatura.

A Samsung apelidou o seu enorme camião de “Safety Truck” (camião da segurança) e aguarda que aprovação das entidades responsáveis para poder utilizá-lo nas estradas. Apesar desta idéia engenhosa ser um excelente incremento da segurança nas estradas, parece-nos economicamente pouco viável, que uma empresa de camiões equipe a sua frota com este equipamento.

Apesar disso é interessante saber que a equipe da Samsung conseguiu eliminar o reflexo do sol provocado quando os ecrãs eram expostos à luz solar direta. Vai ser interessante ver nas estradas algumas viaturas equipadas com este sistema.