Será mesmo necessário um anti-vírus?

Será mesmo necessário um anti-vírus? Esta é a pergunta de um milhão de dólares que muita gente se questiona. Um bom anti-vírus é como o cinto de segurança de um carro, ou mesmo olhar para os dois lados da estrada antes de atravessar a rua. Na realidade ele pode até nem ser preciso mas por uma razão de precaução deverá estar sempre instalado e actualizado.

Claro que se usares o teu computador apenas para escrever um texto e imprimir sem teres uma ligação à internet, ou se não usares uma pen usb, cd ou dvd para para instalares algo não precisas de anti-vírus.

A partir do momento que o computador se liga à internet, recebe emails e faz downloads. Quando inocentemente estás a trabalhar instalas ficheiros de uma pen usb, todo o cuidado é pouco e quando deres por ti tens o computador infetado.

Há sempre algum tipo de malware à espreita construído por pessoas mal intencionadas ou governos que podem fazer desabar toda a tua vida digital, e quem sabe financeira caso uses algum serviço de homebanking.

Mesmo que uses um Mac convém teres algum anti-vírus porque há cada vez mais macs, o que faz com que se tornem um alvo mais apetecível. Além disso não vais querer enviar ficheiros infectados aos teus amigos que usam windows.

Quanto ao anti-vírus podes escolher pago ou gratuito. Os gratuitos fazem o mesmo que os pagos visto dividirem as bases de dados, embora venham equipados com menos características. É bom que saibas escolher o teu anti-vírus pois pode fazer a diferença entre teres o teu sistema infectado ou não.

2 Comments

  1. Por experiência própria: vale a pena! Eu uso o Psafe e ele já me tirou de algumas roubadas e me protege dessa invasão de privacidade que são as propagandas na internet..

  2. Em Mac por hábito uso apenas antivírus que estão na App store, mas não me preocupo muito, visto apenas instalar software de fontes seguras. Apesar de não ser infalível tem funcionado bem. Em Windows não dispenso o Avira ou o Kaspersky. Apps para fazer o pc mais rápido dispenso, pois como apagam ficheiros que às vezes são necessários já tive mais problemas do que melhorias.