Shazam vale 1000 milhões de dólares

Quem nunca experimentou ir a andar de carro ou estar a ouvir uma música no rádio de sua casa ou televisão e querer saber quem é o autor de modo a poder adquirir à posteriori uma música, que se acuse. A Shazam vem resolver isto de uma forma muito simples, basta abrir a aplicação, clicar no botão para activar a escuta e aguardar o resultado.

A Shazam é uma aplicação de reconhecimento de música, que segundo o The Guardian, recebeu recentemente um investimento de 30 milhões de dólares, elevando a sua avaliação para mil milhões de dólares. Ninguém sabe quem são estes investidores, apenas se sabe que nunca investiram anteriormente na empresa.

A empresa existente desde 1999, começou de uma forma bastante peculiar. Os clientes que queriam saber o nome da música, ligavam para um número (2580) e colocavam o telefone ao pé de uma coluna de som, de modo a receberem uma mensagem com informações sobre a música. Por este serviço, era-lhes cobrado cerca de 50 cêntimos americanos.

Apesar da companhia experimentar prejuízos nos últimos oito anos, há sempre investidores que têm vindo a acreditar no potencial crescimento da empresa, pelo que esta, gradualmente tem vindo a aumentar o seu capital.

A sua principal fonte de receita provém da comissão das músicas que vende digitalmente através da sua aplicação e da publicidade inserida na aplicação gratuita.

Quem nunca experimentou o Shazam, vale a pena dar uma oportunidade a esta aplicação. Ela está disponível gratuitamente na Mac AppStore, AppStore, GooglePlay e WindowsStore e Windows Phone Store. Existe também o Shazam encore, que é uma versão paga, sem publicidade e com integração com os serviços Spotify e Rdio.

Agora já não tens desculpa para saber que música está a passar na rádio ou na televisão.