Startup de seguros dá prémios a quem use um fitness tracker

É sabido que os wearables podem manter os utilizadores mais comprometidos  e mais conscientes do seu estado de saúde.

A Oscar, Startup de seguros de saúde, está pronta para arriscar o seu dinheiro confiando nesta crença. A seguradora com sede em Nova York diz que vai fornecer aos seus clientes fitness trackers da MisFit e premiar quem tiver padrões de comportamento saudáveis devidamente gravados nos seus pulsos.

A empresa num comunicado afirma que “Quanto mais passos dados, mais dinheiro será oferecido”.

Usando o dispositivo Misfit, os clientes da seguradora serão capazes de acompanhar a sua própria saúde e transmitir a informação biométrica para a app móvel da Oscar.

Uma parte fundamental da campanha de marketing da Oscar é que a tecnologia irá tornar mais fácil o contacto com os prestadores de cuidados de saúde. O site da seguradora dispõe de uma função de pesquisa on-line, que encaminha os clientes para os médicos apropriados depois de digitados os sintomas. Os clientes também podem verificar se os médicos fazem parte da base de dados antes de marcar uma consulta.

A Oscar garante que um médico devolva as chamadas telefónicas aos clientes num período de 25 minutos e oferece um número limitado de chamadas “consulta”. Também são fornecidos medicamentos genéricos e um número de consultas de cuidados primários gratuitamente.

Só é pena as seguradoras em Portugal não seguirem os bons exemplos que se fazem no estrangeiro. É interessante ver uma seguradora dar importância à prevenção e cuidados de saúde primários, percebendo que após as pessoas adoecerem os custos sobem exponencialmente. É importante também colocar nas mãos dos clientes ferramentas para poderem seguir a sua forma física e motivar premiando os que tomarem as decisões mais acertadas.