Sunn Light…a lâmpada inteligente que imita o sol


Quem trabalha durante todo o dia em sítios fechados com pouca ou nenhuma exposição solar, sem dúvida que sabe o que é sofrer por falta de luz solar directa.
Vários estudos comprovam que a falta de luz solar directa é causa de várias doenças incluindo o cancro, distúrbios do sono e depressões.

Apesar de nenhuma fonte de luz artificial substituir o facto de se apanhar luz solar directa, de certeza que existem lâmpadas ou dispositivos emular a luz solar e assim tornar uma jornada de trabalho muito mais agradável.

A Sunn Light é uma lâmpada inteligente e poderosa com tecnologia led que muda o seu brilho durante o dia imitando a claridade do sol na sua área geográfica.

Esta lâmpada existe em dois tamanhos, uma pequena com 48,2 cm que contém 240 leds e emite até 3300 lumens e uma maior com 60 cm que contém 330 leds e emite até 5500 lumens.

Qualquer uma delas pode ser aplicada na parede como se de um quadro se tratasse, podendo ser instaladas até 100 lâmpadas caso o espaço o permita. Depois de instalada e emparelhada por bluetooth com um dispositivo Android ou iOS, a Sunn Light usa as coordenadas detectadas no telemóvel e inicia o processo de imitação da luz solar da área geográfica onde se encontra.

Usando o acelerómetro do telemóvel a Sunn Light acende-se apenas agitando o telefone, activando o que a empresa chama de “Midnight Mode”, evitando algumas nódoas negras durante a noite. Após o emparelhamento a Sunn Light usa os dados do seu telemóvel por um ano, fazendo com que não seja necessário o contacto constante entre a Sunn Light e o telefone.

Após tudo configurado a Sunn Light acende-se de manhã imitando o amanhecer e muda a sua intensidade consoante o movimento do sol. Se este sistema permite à semelhança de alguns despertadores que usam a luz para um despertar mais natural, também permite combater o Jetlag visto que pode ser colocado a imitar outros fusos horários.

A Sunn Light é um projecto do Kickstarter que parece ter pernas para andar e já ultrapassou os 50.000 dólares pedidos na sua campanha de angariação de fundos.

One Day of Sunn from sunn on Vimeo.