Texas irá retirar as câmeras dos semáforos

câmeras semáforos
Foto cortesia de BikePHG!

Podia muito bem ser uma notícia digna do dia 01 de Abril, mas não é. Ao que parece o Texas irá retirar as câmeras dos semáforos. 

28 dos 36 senadores do Estado do Texas, aprovaram recentemente um decreto que irá retirar as câmeras dos semáforos, destinadas a apanhar infracções de transito.

Ao ser aprovado este decreto o Texas irá tornar-se no 11º estado dos Estados Unidos a tomar esta medida, que pretendia apanhar quem não parasse nos sinais vermelhos, tornando as estradas um pouco mais seguras. 

Apesar de ser uma medida preventiva que pretende mudar o comportamento dos condutores e evitar acidentes por excesso de velocidade, ou por desrespeito ao sinal nos cruzamentos originando colisões laterais, muitos cidadãos afirmam que estas câmeras pertencem a um enorme esquema de sacar mais dinheiro do bolso dos condutores para os cofres do estado.

Também das terras do Tio Sam nos chegam alguns estudos que este tipo de dispositivo contribui para o aumento de acidentes em que o condutor que está mais perto do semáforo pára abruptamente, levando a que o condutor que vem atrás colida na sua viatura. 

Se bem que este tipo de argumento é discutível, a verdade é que este decreto ao ser aprovado e implementado, os cofres do estado do Texas irão perder entre 22 a 28 milhões de dólares nos próximos dois anos.

Neste momento, o decreto que irá retirar as câmeras dos semáforos só está aguardar a assinatura do Governador do Texas Greg Abbott, para ser oficializado decreto lei.

Esperemos que esta medida não origine danos colaterais aumentando o número de mortos nas estradas, pois pelo que sabemos muitas vezes o bom senso não impera em muitos condutores.