Toyota Prius testa novas células solares

Toyota Prius

Quem gosta de carros eléctricos certamente já pensou o quanto seria bom aliar painéis solares à carroçaria do automóvel de modo a diminuir ou substituir completamente a necessidade de se ligar à rede eléctrica para carregar as baterias.

Esta ideia não é inovadora e embora pontualmente tem sido testada pelos fabricantes tanto que a nissan já teve uma versão do Leaf com  painéis solares no tecto.

A Toyota, a Sharp e a NEDO (Organização Nacional Japonesa de Investigação) encontram-se a testar uma versão de células solares, capazes de converter 34% de energia solar. Esta nova versão produz mais 12% de energia solar se comparada com a atual versão comercial.

Este ganho de energia é ainda mais evidente quando as células instaladas no capot, tecto e bagageira dos Toyota Prius, conseguem carregar a bateria com o carro em andamento e utilizar a energia para alimentar o motor elétrico, aumentando a autonomia destes veículos eléctricos em cerca de 56,3 km.

Este sistema instalado nos Toyota Prius apesar de menos marcante,  consegue também aumentar a autonomia em cerca de mais 44,5 km por dia de sol, enquanto o veículo está parado. 

Isto poderá significar que o dono de um Toyota Prius que faz geralmente pequenos trajectos nunca mais terá de o ligar à rede eléctrica, sendo perfeito para ambientes urbanos e para carteira de quem os adquirir.

Este novo sistema de células solares consegue ser instalado numa área do veículo muito maior, graças à sua pequena dimensão de 0,03 mm, inferior às células fotovoltaicas actuais.

Prevê-se que estes novos Toyota Prius sejam testados em estradas japonesas já no final deste mês de Julho, pelo que só aí se saberá se a sua performance irá variar muito consoante as diferentes condições do tempo e tipo de condução, face aos testes realizados em laboratório.

Esta é sem dúvida uma excelente notícia para quem se preocupa com o ambiente e pretende libertar-se dos combustíveis fosseis, que infelizmente ainda servem para carregar muitos veículos eléctricos.