Uber inaugura serviço no Porto

O Uber startup no ramo dos transportes de pessoas tem lançado polémica por todo o mundo. Vários sites de tecnologia têm relatado vários incidentes com o serviço e que não param de aumentar.

O Serviço de “boleias pagas” da Uber tem ganho aos poucos popularidade. Este serviço de transportes é pesadelo dos taxistas, tanto que aquilo que toda a gente teme num serviço de táxi, o Uber usa como argumento.

Fácil de requisitar, confiável, preços claros, conveniente por não necessitar de dinheiro, possibilidade de dividir a tarifa e acima de tudo comentários dos clientes são sem dúvida vantagens que colocam o comum serviço de táxis no século passado.

Apesar da Uber já estar presente em Lisboa com o Uber-Black (serviço de carros de luxo), ontem, terça feira 16 de Dezembro de 2014, foi a data da sua estreia na cidade do Porto com o Uber-X, uma modalidade intermédia entre o Uber-Black e o Uber-Pop, sendo este ultimo a que pratica preços low cost e que não está disponível em Portugal.

Este tipo de serviço, apesar de licenciado ganhou desde o seu lançamento o ódio dos táxistas, pelo que o um responsável da Câmara do Porto irá reunir-se com um representante dos taxistas da cidade invicta, para esclarecer todas as dúvidas destes.

Aparentemente e apesar dos incidentes nos outros países, este serviço é bastante seguro visto ficar tudo registado na plataforma do Uber, desde o momento de requisição do transporte até ao pagamento é tudo efectuado pela aplicação do telemóvel e deixa rasto digital em caso de incidente. No caso de Portugal o Uber está interligado com o e-factura, tornando todo o serviço transparente à vista da autoridade tributária.

O uso da aplicação é fácil e intuitiva. O cliente define o ponto de partida e chegada  na aplicação, sendo apresentado no ecrã o custo aproximado do serviço, logo após ao clicar novamente para requisitar o serviço, surge no telemóvel o nome e foto do condutor. Toda a viajem pode ser acompanhada pelo GPS e partilhada com os amigos ficando o cliente com a noção da hora estimada de chegada ao destino.